No dia 26 de setembro, os conselheiros científicos do grupo IPEASA Profa. Liz Carmem, Prof. Walber Abreu, Prof. Ribamar Silva, Profa. Denise Cardoso, Profa. Marineuza e Profa. Soeli Lemoine, se reuniram em conferência on-line para uma rica discussão sobre o Meio Ambiente.
A profa. Liz Carmem apresentou a diversidade dos ecossistemas brasileiros, falando sobre a importância da constituição dos nichos ecológicos na totalidade da floresta, da biosfera e da complexidade da vida no planeta, além de alertar sobre as tipologias biológicas que se perdem com a destruição pelo fogo.
O prof. Walber Abreu fez um mapa organizacional das políticas públicas brasileiras do meio ambiente, que ele denomina “A Governança Ambiental”. Além disso, comentou sobre a influência da governança mundial de sustentabilidade, o papel do INPE no mapeamento dos desmatamentos no Brasil e as ameaças aos direitos dos povos indígenas.
A profa. Denise Cardoso fez uma profunda análise sobre o governo negacionista atual e de seus seguidores: como a universidade, os cientistas, os professores, o IPEASA, podemos combater o negacionismo atual? Que estratégias devemos buscar?
A profa. Soeli alertou para os acordos internacionais do BRICS e do MERCOSUL que favorecem a exploração do patrimônio genético brasileiro por empresas chinesas e europeias sem nenhum respeito às leis de meio ambiente.
Fotos da IV Conferência do IPEASA:
Ideias conclusivas dos debatedores:
- Popularizar a Ciência, Formar Grupos nos Bairros; Discutir ciência com a Comunidade (profa. Liz);
- Lutar pelas políticas públicas no País (prof. Walber);
- Extrapolar os Muros das Instituições Científicas (profa. Denise);
- Reforçar o poder da Sociedade Civil Organizada (profa. Soeli).