Artigos públicados pela professora pesquisadora Liz Carmem Silva-Pereira na EXPOPARIS 2019.
CONTAMINAÇÃO MERCURIALNA AMAZÔNIA BRASILEIRA: ESTUDO DOS DADOS PUBLICADOS NO PERÍODO DE 1999 A 2013, SOBRE O DISTRITO DE SÃO LUIZ DO TAPAJÓS, PARÁ
Autores: Alexandra Cristina de Jesus Caldas, Francisco Denis Pereira Chaves, Márcia Lasmar Bieri, Liz Carmem Silva-Pereira
Resumo: O Distrito de São Luiz do Tapajós, Itaituba, tem sua história diretamente vinculada à pesca artesanal, àmineração de ouro, e ao histórico de exposição ao mercúrio. Analisamos dados de estudos realizados entre os anos de 1999 e 2013, onde foi observado vários resultados de mercúrio em fio de cabelo acima do índice de tolerância estabelecido para populações amazônicas, que é de 10µg/g de mercúrio. Sugere-se aos órgãos públicos de saúde, que se estabeleça um monitoramento junto a esta população, evitando-se assim que esta exposição traga problemas crônicos de saúde para esta comunidade.
Palavras-Chave: São Luiz do Tapajós, Mercúrio no Cabelo, Saúde, Ribeirinhos.
CONDIÇÕES SÓCIO-AMBIENTAISDE RIBEIRINHOS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA COM RISCO DE DESAFETAÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO HIDRELÉTRICA: ESTUDO DE CASO DO DISTRITO DE PIMENTAL, MUNICÍPIO DE TRAIRÃO, PARÁ.
Autores: Alejandra Keyse Sousa de Oliveira, Francisco Denis Pereira Chaves, Liz Carmem Silva-Pereira
Resumo: A partir da realização do EIA/RIMA para o Complexo Hidrelétrico do Tapajós, AHE de São Luiz de Tapajós, foi feita avaliação dos seus dados secundários, analisando-se as condições sócioambientais e saúde do Distrito de Pimental, Trairão/PA, que conforme relatório final deste estudo, sugere a desafetação da mesma. Foram analisados parâmetros sociais, econômicos, de saúde e meio ambiente. Os resultados mostram que a Vila Pimental tem condições precárias de saneamento básico, condições de saúde, além da insegurança por parte da população, em face da sua possível desafetação.
Palavras-Chave: Distrito Pimental, Saúde, Saneamento Básico, Impactos Ambientais.