É com imensa alegria que o Instituto de Pesquisa em Estudos Culturais e Ambientais Sustentáveis da Amazônia – IPEASA – parabeniza Alessandra Korap Munduruku pelo Prêmio Robert F. Kennedy de Direitos Humanos.

Esta instituição, que já tem tradição de 37 anos em homenagear figuras que lutam por causas sociais, concedeu em 2020 esta premiação a Alessandra Munduruku como reconhecimento da luta em defesa de direitos de seu povo.

À frente da Associação Indígena Pariri, Alessandra Munduruku se destaca como liderança que luta pela manutenção do território indígena na região do rio Tapajós. Seu ativismo contra ameaças de destruição trazidas por projetos de exploração que degradam o ambiente e os povos desta região recebe o reconhecimento internacional com esta homenagem.

Que o exemplo desta liderança e deste povo contribua na conscientização da importância em conservarmos vidas de diversos grupos sociais que vivem na região do rio Tapajós, bem como em outras regiões das Américas. Em tempos de incertezas decorrentes dos modelos de desenvolvimento centrado apenas no crescimento econômico e sem a igualdade social, esta premiação ao ativismo de Alessandra Munduruku é um estímulo a continuarmos na luta por um mundo com mais justiça e direitos socioambientais.


Imagem: Isadora Brant/BBC

Uma homenagem da profa. Denise Machado Cardoso em nome de todos do grupo IPEASA.