
IPEASA publica mais um livro: Rosto de Mulher
Esse livro tem como objetivo retratar a história das mulheres, na sua maioria, originárias do Pará e de outros estados do Norte do Brasil. Situando seus percursos mais marcantes ao longo de suas vidas com perfis culturais, econômicos e sociais bem diversificados e essa diversidade é enriquecedora nas suas narrativas. Percursos esses de muita luta para alcançar um estatuto na sociedade.
O que elas têm em comum, apesar das suas histórias serem diferentes? Primeiramente por serem mulheres, que no contexto atual muitas conquistas foram alcançadas e muitas outras hão de vir e principalmente pelo envolvimento com a pesquisa em estudos culturais e ambientais sustentáveis da Amazônia, nas quais muitas entre elas são originárias. A relação das mulheres com a natureza, especialmente com a Terra, possui substrato simbólico vital de fecundidade e natalidade. Mulheres indígenas, mulheres quilombolas, mulheres ribeirinhas, mulheres caboclas, mulheres pescadoras, mulheres de vários lugares e profissões, mulheres que são importantes para a conservação da Amazônia por trazerem conhecimentos ancestrais acerca desse bioma tão relevante para todas as regiões e continentes.
O silenciamento de suas histórias é algo que não se restringe ao atual momento, posto que as mulheres foram silenciadas em suas produções artísticas, científicas e culturais ao longo dos séculos, pela chamada cultura ocidental. Contudo, a superação destas colonialidades tem sido uma constante pois é reconhecido pelas sociedades originárias, pelas sociedades quilombolas, pelas comunidades amazônicas e de outras regiões que foram colonizadas, a importância dos conhecimentos que as mulheres trazem em termos de sociobiodiversidade.
A partir desse vínculo das mulheres com a terra, com as matas e com os rios, entenderemos o retrato dessas guerreiras nos diversos campos de atuação, seja na educação, pesquisa e projetos envolventes com a Amazônia e com sua população. A proposta deste livro é, portanto, apresentar as narrativas, as produções, as histórias e conhecimentos de mulheres que fazem e contam a história de seus povos e de suas culturas a partir de si e de outras mulheres que as inspiram.
A apresentação do rosto destas mulheres traz em suas faces o que é vivenciado coletivamente e que é, muitas vezes, ocultado pela narrativa hegemônica, marcada pelo ocultamento e silenciamento. O protagonismo de várias dessas mulheres revela-se a partir de suas trajetórias, apresentadas nesta obra inspirada pela escrita criativa, cuja leitura é uma oportunidade de conhecer quem são as mulheres amazônicas.
Vèronique Ballot
Denise Machado Cardoso